sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Eyez

Pra chacoalhar a paisagem!
Nesse mundo big brother, nada melhor que escancarar e dizer: É, to te cuidando sim!!
Abre o olho!!
As fotos, descobri no FilthyLuker, sem muitas informações, mas muitas imagens legais.
A instalação se chama EYEZ.


quinta-feira, 30 de outubro de 2008

JR em Londres

Famoso por suas gigantes e impactantes intervenções, o artista francês JR recriou nas fachadas de Londres, uma continuação do projeto que realizou nas favelas do Rio de Janeiro. (Veja no blog da m2 e blog do Roy)
Uma prova de que as criações de JR (um grande exemplo de arte de rua) e pixação são duas formas de expressão totalmente distintas. A primeira é a intervenção a serviço da democratização artística; já a segunda é a invasão a serviço de uma rebeldia totalmente fútil e desnecessária.
PS: O trabalho feito no Rio de Janeiro é muito melhor. Retrata as pessoas do lugar, mobilizou a comunidade; a de Londres, é só diferente...

Em Wooster.

.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Sheep Parade!

Lembra aqueles telefones analógicos, de girar os números?
.
hmmm... Tu ainda tens um??
.
Olha o que Jean-luc Cornec fez com essas peças, no Museu das Comunicações em Frankfurt, na Alemanha:
Esculturas de ovelhas, cada uma delas é feita de telefones e fios.
Beira a perfeição! Olha o detalhe das patas...
Essa instalação foi feita em 2004, e virou permanente, tal sucesso!

Tem até a ovelha negra!
Eu tava pensando... Podiam coloca-las na rua... Só pra ver a reação das pessoas...
Pronto! Estão na rua!
Praticamente o "Sheep Parade"!

[Fonte: e-mail da mãe!]

terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Bienal do Vazio

A semana começou a mil!
.
A 28º Bienal de São Paulo, no Ibirapuera, mal começou dia 26, e já se tem inúmeras crônicas, críticas e posts sobre a obra mais inusitada da mostra: "O Vazio" do 2° pavimento.
.
Não vou escrever muito a respeito, apenas colocar os links com as observações de outros blogueiros e sites.
.
O comentário que posso fazer é que foi uma jogada de mestre. Mesmo com toda a controvérsia gerada, a proposta do vazio me pegou desde o início. Perfeita conceitualmente, corajosa e provocadora de idéias, como tem de ser a Bienal.

O mundo das artes está em ebulição por conta desse fato. O Vazio. Numa obra de Niemeyer, até o vazio se transforma...
.
Inclusive, teve momento "vandalismo" na Bienal. Os mesmos caras que picharam a galeria Choque Cultural (matéria no blog da m2), no mês passado, atacaram de novo.
.
Vale a pena ler:
.
Elipsz (percepção aguçada, como sempre)
.
Estilo Próprio (boas dicas)
.
Bienal (serviço oficial)
.
G1 (todas reportagens agrupadas)
.
Guia da Folha (sempre referência)
.
.

O Semeador

À primeira vista, esta é apenas uma escultura, entitulada "O semeador".
Só que à noite, a luz direcionada vai projetar a sombra na parede, e só agora é concluído o trabalho do artista de rua.

Tem também um vídeo de um minuto, no youtube, que parece ser o brainstorm. As sementes na parede também podem ser um monte de coisas, as mais diferentes possíveis, tendo só a estátua como inspiração...
Fantástico!
.
em: pan dan

domingo, 26 de outubro de 2008

Loja-Conceito

Essa matéria, extraída da revista ProjetoDesign 343, reune arquitetura, interiores e design gráfico. É cada vez mais claro que esses ofícios devem andar juntos. Independente de bonito ou feio, causa impacto pelo arrojo e novidade nas aplicações. Abaixo a matéria:
.
Uma grande caixa de vidro que muda de cor envolve a loja-conceito do grupo Santa Helena, localizada na região dos Jardins, uma das mais valorizadas em São Paulo. O projeto de arquitetura e interiores buscou soluções tecnológicas que traduzissem ineditismo, flexibilidade e requinte, de forma a criar uma ambientação diferenciada para a venda de itens da linha de produtos para o lar.
No espaço predominam vidro, aço e madeira em composições neutras, que valorizam os objetos expostos.A intervenção durou sete meses e a retirada dos tapumes revelou a grande fachada que combina vidro serigrafado preto nos arremates laterais e laminados com películas que trazem o desenho de rosas na área central.

Materia publicada na Arcoweb

.

sábado, 25 de outubro de 2008

Karaokê Gaudério

Aproveitem mais um fim-de-semana chuvoso (pelo menos em Joinville) pra aprender a cantar com o Karaokê Gaudério!

É muito fácil!


Acessa aqui, ceva um mate e respira!
[imagem: weno]

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Rótulos de Vinhos

Olha que legal os rótulos da linha de vinhos Substance, da bodega Walla Walla, dos Estados Unidos!Elaborado pela boxwood, apela pra estética da tabela periódica dos elementos.
O resultado, como se pode ver, é impactante.
Do Website pode se dizer o mesmo!
Pequenas idéias e associações perfeitas. Isso é Design!!!

em: 71°
.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Dia Internacional da Animação

Meu amigo designer e baita artista Paulo "caranga" Kielwagen, mandou e-mail convidando pro Dia Internacional da Animação. Cartaz com informações ai abaixo: Mais informações no Menino Caranguejo e Mundo da Lua.
Fui ano passado, e a mostra internacional tava excelente! Vale a pena assistir.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Smilecup

Pra superar a adaptação do horário de verão, e ter que acordar uma hora mais cedo...
...Smilecup, uma idéia do estúdio ucraniano psyho.
Apesar de achar que isso não resolve meu mau-humor matinal...

O studio tem coisas bem legais. vale a visita.

Lego - Celebridades


E da-lhe lego!
Uma edição especial da marca Lego com celebridades (Angelina Jolie, Brad Pit, Cheryl Cole, entre outros) foi criada para comemorar o 30o. aniversário das mini figures lançadas pela primeira vez em 1978.
Acima, a foto da Amy Winehouse Lego e da Madonna Lego.
Meio gorditas e quadradas... mas tudo vale!

sábado, 18 de outubro de 2008

Lego Sport City

Hoje a mãe me deu uma baita dica.

Ela tá fazendo um trabalho, e como ela diz: "estou estudando robótica e estamos construindo com os alunos, com auxílio do lego".

Nesse caso, é uma mini-cidade na China, a Lego Sport City. Nesse espaço, foram construídos o National Estádio “Ninho de Pássaro”, National Aquatics Center, Clube de Hipismo, Vila Olímpica e a Cidade de Beijing.

O que mais falta inventar???


Nem preciso dizer que tema desta cidade é os Jogos Olímpicos de Beijing 2008!

300.000 tijolos e 4.500 mini-valores foram utilizados para construir um show artístico de 3,00x8,00m!
Quem disse que lego é coisa de criança?


Valeu mãe!!!
Em: izip
.
Mais aqui no blog: label/lego
.

RBS TV ganha nova marca

A RBS TV ganhou neste sábado uma nova marca, que segundo a Zero Hora, "é para representar a chegada da tecnologia do sinal digital, programada para novembro. O lançamento foi realizado agora há pouco, durante o Jornal de Almoço, que apresentou entrevista exclusiva com o designer (de relógios pirotécnicos e pintor de globelezas) Hans Donner, responsável pela criação do novo visual."

marca anterior
— A idéia era dar vida nova ao logotipo da RBS TV, mas sem mudá-lo radicalmente — explicou Hans Donner, que também criou o logo que estava no ar desde os anos 80 (imagem acima).
.
.
Olhei, analisei, olhei de novo e percebi que tem a cara do Hans Donner, e não da RBS.
.
.
Aguardo ansiosamente o comentário do Roy!
.



[Aliás, ontem foi concretizada a aquisição, pela Gávea Investimentos, de uma participação minoritária equivalente a 12,6% do capital da RBS Comunicações SA - holding que controla os principais negócios do grupo. O acordo foi assinado pelo presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, e pelo sócio-fundador da Gávea Investimentos, Armínio Fraga.
Em tempo: O vice-presidente executivo do Grupo RBS é Pedro Parente, ex-ministro-chefe da Casa Civil, no mesmo período que Fraga foi presidente do Banco Central, no governo FHC.]
.
.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Intervenção Urbana em São Paulo

Eduardo Srur, conhecido por fazer intervenções urbanas de protesto - em março deste ano, por exemplo, o artista colocou enormes garrafas PET no rio Tietê, com o intuito de chamar a atenção para a situação caótica da capital paulista -, vai aprontar mais uma. A partir de amanhã, 19 de outubro, 16 monumentos históricos de São Paulo estarão vestidos com coletes salva-vidas. As obras permancerão assim até 14 de dezembro.
.
Cada peça será confeccionada sob medida para as esculturas, em materiais extremamente resistentes às condições climáticas e que não danificam o patrimônio histórico. “A ocupação dos monumentos com coletes salva-vidas propõe a reativação visual destes elementos públicos para a população. A obra busca uma provocação de sentidos no próprio espectador, que vive imerso em sua anestesia diária durante os deslocamentos na metrópole”, define Eduardo Srur.
.
Para Srur, a ação propõe um resgate lúdico da história e seus personagens.

- Assim como outras intervenções que realizo, este trabalho cria uma mensagem direta e equilibrada entre o humor e a crítica social para o grande público.
.
Depois coloco mais algumas imagens da intervenção; Que mais uma vez, promete!

O Centésimo!

Ééé Marilyn, cheguei ao centésimo post! Eeeeeeeeeeeeeeeeeee
.
Cinco meses de blog, assuntos variados e muitas visitas. Sempre acompanhando a tendência mundial, que ultimamente são as bolsas de valores! O número de visitas oscila constantemente! O negócio é manter atualizado e se cuidar com as “marolas” do mercado blogueiro.
.
Arquitetura, design (gráfico, de produto, de sobrancelhas...), urbanismo, auto-promoção, arte, portifólio, cotidiano e futilidades. Tudo que acho interessante no momento, vale o post! Pensei que não fosse tão longe com esse vício cibernético. Já gastei boas horas nessa cachaça!
.
Estou sempre mudando, e isso tem influência direta no blog!... Seja de humor, planos, rotas e objetivos. Já estou escrevendo esse texto pensando em alterá-lo mais pra frente, mas provavelmente não vou fazer por estar pensando em novas coisas, como o que vou comer mais tarde, assistindo um dvd do acervo.
.
Depois do centésimo post, fiquei me perguntando: - Qual o meu objetivo?? Levantei a cartinha e vi que é conquistar a América do Norte, a África e mais um terceiro continente a minha escolha...
.
Que venham 100 vezes mais posts.
.
Obrigado por chegarem até aqui junto comigo!
.

Luminária Martyr

- Apaga a luz que eu quero dormir!!
Luninária Martyr. Por que não pensei nisso antes?
.
.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Novo Teatro da OSPA

Esse post eu achei perdido, desde julho, como rascunho... Acabei perdendo os créditos. Mais adiante, coloco informações técnicas sobre o projeto.
.
.
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) em breve terá seu próprio teatro: o lançamento da maquete da obra ocorreu na tarde do dia oito de julho, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. O teatro será construído em uma área cedida pela prefeitura de Porto Alegre, no Parque da Harmonia, entre a Câmara de Vereadores e a Usina do Gasômetro, voltado para o Guaíba.
Será bem próximo do Museu da Fundação Iberê Camargo. (e do beira-rio!)
[Depois lanço mais informações.]

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Light House Cinema - Dublin

Quem disse que o ambiente do cinema não pode ser divertido?

Poltronas coloridas, tetos baixos, luzes de emrgência que também servem para sinalizar fileiras dão o toque de humor no Light House Cinema, em Dublin.

Os espaços, desativados desde 1966, foram readequados pelo escritório irlandês DTA Architects.
Vários ambientes intimistas compõem essa casa de cinema fantástica que, ao chegar, lembra mais um museu de arte, e não um espaço para cinema.

.
.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Teste do olhômetro!

Arquitetos, designers, diretores de arte, pintores, web designers, fotógrafos. Todos com a mesma ilusão milenar do afastar, fechar um olho e balancear as coisas. Diariamente retas são alinhadas, textos são centralizados e paredes são checadas no olhômetro. Eu, que sempre achei que era bom nisso, fiquei abaixo da curva.
.
PS: cheguei fazer 3.88, mas não gerou gráfico! :P
.
E o teu olhômetro? Faça o teste de Eyeballing.
.
.
.
.
.
.
.
Esse texto é crtl+C crtl+V do updateordie

Type the sky

Antonio Carlos Jobim dizia que Nova York era uma cidade para se andar de maca, pelo monte de arranha-céus bacanas de se ver. A artista gráfica Lisa Rienermann fez esse experimento em Barcelona, e de tanto olhar pra cima, descobriu todo um alfabeto, vindo do céu.
.
.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Crise de Identidade II - A missão

Fiquei pensando: O que seria dessa pessoa sem a ciclovia?

Mais um flagra da ciclocivilizada Joinville!

.
.
.

Foto: Luiz Hille

Fonte: AN

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Crise de Identidade


"Mobilidade urbana" é o assunto do momento. Em Joinville não poderia ser diferente.

É tanta informação, que alguns se perdem. Na foto, vemos um ônibus achando que é bicicleta.
.
.
.
.
Foto: Edson Luís Silva
Fonte: A Notícia

As eleições e o Planejamento Urbano

Hoje li dois textos muito bons. Coincidentemente, falando sobre eleições, planejamento urbano e dão como exemplo o Rio de Janeiro (que é um caos urbano!)
.
O primeiro, no jornal A Notícia, na coluna semanal do Arnaldo Jabor, que fala sobre as coisas simples, em que "só os visionários enxergam o óbvio".
.
Relata um conversa com Paulo Rabello de Castro, diretor do Instituto Atlântico, mais dedicado à busca de soluções do que a angústia dos problemas. E diz: "Paulo tem fama de visionário para uns e de pragmático para outros. Eu o considero um mix: visionário do pragmatismo. Ensaio com ele um papo desesperançado de carioca típico, mas Paulo revida e dispara idéias animadoras, arquejante de fé, anulando meu sorriso desiludido que tanto nos consola, justificando a depressão e o chope. Paulo é rápido e inteligente e fala em possibilidades para o Rio..."
.
.
Depois, navegando, encontrei no Terra Magazine, do Bob Fernandes, a segundo texto: Uma entrevista com Jaime Lerner, falando exatamente o que o primeiro texto relata. De como é fácil acabar com os problemas nas cidades. Basta ter planejamento. "O futuro está na superfície", diz Lerner, rebatendo o que milhares de candidatos prometiam em seus planos de governo: O Metrô. Fala também de sustentabilidade, green buildings e do novo tripé do urbanismo: mobilidade, sustentabilidade e socio-diversidade.
.
.
Em um trecho da entrevista ele fala: "...jamais um sistema (de tranporte urbano) pode competir com o outro no mesmo espaço. Aí você começa a ver que eles são complementares. Tenho certeza que, assim como hoje, os financiamentos só acontecem quando você prova seu compromisso com o meio ambiente. Daqui a pouco, esse compromisso vai ter que ser com a sustentabilidade. As cidades serão obrigadas a melhorar seu sistema de transporte. Hoje, 75% dos problemas de emissões de carbono estão nas cidades. A gente fica assistindo, no mundo inteiro, a essas discussões. Muitos pensam que a sustentabilidade está em novos materiais. É muito importante, mas não é suficiente. Outros acham que está nos edifícios verdes (green buildings). É importante, mas não é suficiente..."
.
.
Pra variar, o arquiteto/urbanista dá uma aula de urbanismo e planejamento. Qualquer pessoa entende o que ele fala. Isso é ótimo. Desmistifica conceitos furados que políticos tentam enfiar goela abaixo, e elucida o que poderemos prever para nossas cidades... Logo na entrada do seu site, ele cita: "Cidade não é problema; Cidade é solução."
.
.
Vale a pena ler os dois textos. Em A Notícia e Terra Magazine
.
.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Pra Descontrair!

Essa veio por e-mail.
Com a crise das bolsas de valores, novas marcas estão surgindo do mercado.











Obrigado pela visita. Volte sempre!
Gostou? Tem mais nos arquivos!